O que é Multicloud
De modo geral, a multicloud é um modelo caracterizado pelo uso de vários serviços em nuvem, ou seja, envolve diferentes provedores de hospedagem pública. A melhor forma de definir a multicloud é entendê-la considerando o contexto do ambiente de TI no qual ela está sendo usada.
É improvável pensar em um modelo operacionalizado exclusivamente na nuvem. Por isso, é necessário avaliar como todos os ambientes de armazenamento externo são gerenciados em combinação com a infraestrutura local.
Além disso, ela é uma iniciativa orgânica, ou seja, forma-se com base nas opções dos vários departamentos de uma organização. Eles vão escolher soluções cloud de acordo com suas próprias necessidades e interesses.
A Cloud Tech, uma comunidade especializada no tema, oferece uma explicação interessante. Segundo entendemos, consideram que a multicloud se refere a misturar e combinar as melhores soluções e serviços de diferentes provedores de nuvem para criar a solução mais adequada para um negócio. Por isso, ela diminui a dependência de fornecedores e aumenta a flexibilidade da empresa.
Motivos para adotar TI Multicloud
Uma das vantagens de usar uma estratégia Multicloud é a facilidade para escolher as melhores opções de serviços de cloud do mercado. Com essa flexibilidade é possível reunir em um projeto benefícios como:
- Otimização de investimentos: a opção pelo Multicloud permite usar a combinação de serviços mais competitiva em termos de preços e capacidade de recursos.
- Integrar serviços de diferentes nuvens: Com a possibilidade de utilizar diferentes fornecedores e tipos de nuvens, na multicloud podemos integrar os serviços existentes em cada fornecedor, tendo mais uma opção para gerenciar serviços da nuvem de maneira que atenda de forma mais personalizada as necessidades da organização.
- Resiliência no armazenamento de dados: Multicloud é vista como uma forma de evitar a perda de dados ou tempo de inatividade devido a falhas de aplicações na nuvem. Além disso, é considerada como uma opção de segurança, caso ocorra algum tipo de bloqueio do fornecedor da nuvem.
- Orquestração no gerenciamento de dados: As ferramentas de orquestração automatizam e coordenam processos complexos de administração do sistema, por exemplo o armazenamento de dados, configurações de aplicativos, banco de dados, matriz de armazenamento, servidor web e balanceador de carga.
- Otimização da infraestrutura: Como vimos anteriormente, uma estratégia multi nuvem oferece a capacidade de selecionar diferentes serviços ou recursos de diferentes provedores de cloud. Isso é útil, uma vez que alguns ambientes em nuvem são mais indicados para determinadas tarefas.
- Padronização da tecnologia como serviço: À medida que tecnologias como virtualização e nuvem substituem os datacenters, as configurações dos sistemas aumentaram em número e complexidade, a multicloud promove ainda mais o uso de tecnologia como serviço para as empresas.
- Flexibilidade no uso de recursos: A versatilidade da multicloud também permite que as organizações mantenham os recursos computacionais o mais próximo possível de seus usuários para obter um desempenho ideal e uma latência mínima.
Fontes:
https://blog.centralserver.com.br/o-que-e-multicloud/
https://transformacaodigital.com/diferentes-clouds-o-que-e-multicloud/
COMENTÁRIO(S)
Nenhum comentário realizado!